top of page

Entrevista Autora Josi Nascimento

1. Antes de tudo, Josi, gostaria de agradecer pela sua participação aqui no blog. Estou muito feliz pela nossa parceria. Sobre ser escritora, quando tudo começou?

R: Eu que agradeço pelo convite. Bom tudo começou quando eu tinha 13 anos, certo dia meu professor de português que se chama Cleóphas pediu à sala que cada um escrevesse uma poesia, claro que todos protestaram, eu fui a primeira a ir até sua mesa dizendo que não iria cumprir a tarefa. Só que ele me disse algo surpreendente, “Escreva o que lhe vem à mente, sem medo”.Foi exatamente isso que fiz, ele inclusive leu minha poesia em sala de aula, logo depois escrevi um conto que infelizmente perdi. Há uns dois anos atrás, eu estava conversando com uma amiga, que também é escritora, então ela sugeriu que eu reescrevesse esse conto e postasse no Wattpad. Hoje esse conto se transformou em uma série de cinco livros chamado Destino.

2. Como surgem as ideias das suas histórias? E como é o seu processo criativo e de escrita?

R: Surgem de um misto do cotidiano e dos personagens que me perturbam (risos). Quando eu tenho ideias anoto no caderno ou em qualquer papel que estiver em minha mão, às vezes vou direto ao Whattsapp conversar com minhas betas e assim a história vai se encaixando. Admiro quem faz um cronograma com todo o processo da escrita, eu não consigo fazer isso, claro que já tenho todo andamento em minha mente até o final da história, mas ao longo da escrita vão surgindo outras ideias e eu tenho que rebolar para deixar tudo encaixadinho (risos).

3. Você tem algum escritor ou escritora preferido que usa como referência na sua escrita?

R: Nossa, que pergunta difícil. Tenho algumas autoras brasileiras que admiro muito, uso algumas referências, mas gosto de ter uma escrita com a minha marca. Comecei a ler livros com cenas picantes através da Nana Pauvolih, antes mesmo de ler 50 tons de cinza, gosto muito também da autora Sue de O lado bom de ser traída. Não posso esquecer-me da Pri Silva que me trouxe até onde estou, foi através de um grupo de fãs dela que conheci minhas betas e amigas maravilhosas.

4. Existe alguma coisa no seu livro publicado que você mudaria, atualmente?

R: Acho que não, talvez quem sabe mais a frente, com mais experiência possa querer mudar algo, mas estou contente com meu livro, segui minha intuição e escrevi com muito amor isso que importa.

5. Todo escritor, renomado ou anônimo, está sujeito às críticas de suas histórias, isso porque a literatura é algo completamente subjetiva. Uma mesma história pode ser maravilhosa para um leitor como pode ser frustrante para outro. Como você lida com as críticas às suas histórias, tanto as positivas quanto as negativas?

R: Logo que entrei nesse mundo do Wattpad adorei a possibilidade do contato com os leitores, claro que o medo de errar paira constantemente sobre o escritor, mas adoro a reação das pessoas ao lerem o que escrevo com tanto carinho. Foi difícil para eu ler a primeira crítica negativa, na época não estava preparada para isso e quase desisti, mas com a ajuda de minhas amigas pude perceber que isso é importante para o meu desenvolvimento na escrita e hoje levo isso com mais leveza apesar de ainda doer um pouco, principalmente quando criticam a atitude de algum personagem (que considero todos meus filhos, até mesmo os vilões, risos).

6. Fale-nos um pouco sobre os desafios de escrever o seu primeiro livro e qual foi a sensação de tê-lo terminado e, posteriormente, publicado.

R: Foram dois anos de muitos desafios, aconteceram muitas coisas que abalaram minha vida pessoal, uma delas foi a morte do meu pai muito repentina. Ele morreu de câncer e no meu livro a Isa perde os pais para a mesma doença. Isso me deixou sem forças, fora que estava no auge da minha faculdade e fazendo estágio, o que atrapalhou um pouco o processo de escrita, mas não desisti, queria terminar o livro como uma homenagem ao meu pai, que ele pudesse ver de onde estivesse e sentisse orgulho de mim. Ao terminar o livro a emoção foi muito grande, chorei muito, mas logo me preparei para escrever o segundo. Quando vi meu livro publicado na Amazon e as pessoas comprando e avaliando foi incrível, a realização de um sonho e espero que muitos outros sonhos sejam concretizados.

7. Você escreve uma história por vez ou é como aqueles autores que tem inúmeras histórias começadas e as escreve conforme seu tempo permite?

R: Quando comecei a escrever, o livro seria único, mas os personagens entraram em minha mente pedindo atenção, então tive que pensar em outros livros. Tenho alguns projetos em mente além da série, gosto de escrever um de cada vez, mas ultimamente certo livro único tem pedido sua vez e logo dará o ar de sua graça no Wattpad (risos).

8. Pra você, qual seu maior erro como escritora? E qual seu maior acerto?

R: Meu maior erro são meus bloqueios que me deixam doida. Meu maior acerto é seguir minha intuição e tratar bem meus leitores e toda pessoa que se aproxime de mim.

9. Nós, enquanto escritoras, vivemos num mercado competitivo. Segundo alguns dados, 44% da população brasileira nunca comprou um livro na vida, outro número diz que a média de livros lidos pelos brasileiros num ano inteiro é de 4 livros. Num mercado competitivo como o nosso, onde um grande número de autores vive no anonimato, como você faz para se manter motivada e continuar escrevendo?

R: Acho que o cenário brasileiro no mundo literário vem mudando gradativamente, pude perceber isso na Bienal de São Paulo esse ano, nunca tinha visto tantos leitores e tantos estantes com autores brasileiros, mas temos muito a conquistar ainda, infelizmente o preconceito contra os livros nacionais é muito grande. O que me motiva a continuar são meus leitores, amigos, família e os personagens que querem contar suas histórias, sem eles já teria desistido.

10. Você tem manias ou rituais durante a escrita? Se sim, nos diga quais.

R: Tenho apenas duas, ouvir música ou o silêncio.

11. Para encerrarmos, qual sua maior motivação para continuar escrevendo?

R: Como disse anteriormente o que me motiva são meus leitores, amigos, família e os personagens que querem contar suas histórias. Muito obrigada pela oportunidade de falar um pouco de mim e da minha história.

Confira a biografia da autora AQUI.

bottom of page