top of page

O Filme do Livro #1 - Serena

Informações técnicas


Livro

Título Original: Serena

Autor: Ron Rash

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 318


Filme

Título Original: Serena

Origem: Estados Unidos

Ano de Lançamento: 2015

Gênero: Drama

Direção: Susane Bier

Duração: 1h49min

Sinopse: Durante a Grande Depressão, os recém-casados George e Serena Pemberton se mudam de Boston para uma cidade da Carolina do Norte, com o objetivo de montar um negócio no ramo madeireiro. Quando descobre que não pode ter filhos, Serena começa a perder sua sanidade mental, e então resolve matar o filho ilegítimo que seu marido teve com outra mulher.



Leia a resenha do livro Serena AQUI.


Estrelado por Bradley Cooper (George Pemberton) e Jennifer Lawrence (Serena Pemberton), o filme foi uma boa adaptação do livro — algo tão raro —, que eu só li depois de ter assistido umas duas vezes ao filme porque não sabia se tratar de uma adaptação. Embora a versão cinematográfica tenha sido muito fiel ao livro, posso dizer, o filme jamais é melhor. Ao meu ver, a adaptação foi excelente porque o próprio livro traz muitas cenas desnecessárias (na minha opinião), que excluídas do filme não fazem diferença alguma para a premissa da história e o seu desenrolar. Curiosamente, arrisco afirmar, que houve partes no roteiro do filme que me agradaram mais e foram muito mais emocionantes do que as cenas correspondentes ao livro. Quando assisti ao filme, o desfecho da história foi incrível, e é um daqueles finais que você gosta e não gosta ao mesmo tempo, mas o do livro é MARAVILHOSO, e também é daqueles finais que você não sabe se ama pela genialidade do autor ou se odeia pelo desfecho em si, e não entendo realmente porque os roteiristas não seguiram na mesma linha do romance. Teria sido muitíssimo melhor e ainda corresponderia à personalidade de Serena.

Lembrando que tanto no filme quanto no livro, as coisas realmente começam a acontecer muito depois. Enquanto isso, temos o dia a dia do casal, diálogos entre funcionários da madeireira, a dificuldade de Rachel Harmon em criar o filho de Pemberton sozinha, e muitas outras informações que integram a história e poderiam ter sido enxugadas. No filme, as coisas vão acontecendo vagarosamente, nada diferente do livro, e o ápice só ocorre mesmo depois da primeira hora.

Apesar de tudo isso, e de o filme ter recebido muitas críticas negativas, eu particularmente gostei muito, achei a adaptação super fiel, sem perder a essência da trama de Ron Rash.




© 2018 por Só Mais Este Capítulo 

bottom of page