top of page

Entrevista - Autora Laina Suzan


1- Primeiro de tudo, Laina, obrigada pela sua parceria com o Blog. Fico muito feliz com mais essa parceria para 2017! Qual foi seu primeiro livro e o que o inspirou a escrevê-lo? Há quanto tempo você escreve e como tudo começou?

R:Eu escrevo há 6 anos, meu primeiro livro foi a duologia Dois Coração e Mil Decisões, no momento estou reescrevendo, tudo começou em uma noite com a mente cansada e doendo, imaginando cenas, quando decidi as colocar no meu caderno da escola e todo dia ia escrever um pouco.



2 - Seus livros foram primeiramente publicados na plataforma Wattpad. Como foi a receptividade dos leitores das suas histórias na plataforma? Depois do Wattpad, publicou teus livros em físico ou e-book? Se, sim, como foi a experiência da publicação?


R: Sim, meus livros sempre vão primeiro para o Wattpad e Luvbook (comecei a postar lá). Tenho 4 livros lá, sendo que um é conto, e sim tenho livros em e-books, tenho um conto e o livro de Asér, primeiro livro de uma série, e em breve vai ter ele em físico, a experiência é maravilhosa em todas, atendimento dos leitores, votos e comentários, a empolgação deles. Tudo lindo.



3 - O que costuma inspirá-la em suas histórias? Como é seu processo criativo e de escrita? Costuma fazer e seguir plots ou escreve conforme o fluxo de ideia surge?


R: Normalmente não me inspiro em algo para escrever, claro amo ler livros, me ajuda na criação de ideias e etc, mas quando vou escrever deixo a parte do que li para trás e penso como escritora; sim, meu processo de escrita segue com roteiro do livro, mas ao decorrer as ideias podem surgir, vai depender muito do livro.



4 - Comparando o seu primeiro livro com o último escrito, você nota um amadurecimento na escrita, na construção da trama e personagens, ou acredita que seu estilo continua o mesmo?


R: Mudou muito, meu primeiro livro foi leve, um romance bem infantil, rápido e direto (por isso estou reescrevendo), meu último livro é intenso, forte, muito drama e muito romance.



5 - Atualmente, existe algum projeto em andamento? Se sim, pode nos contar um pouco mais dele? Há alguma meta para 2017, em relação aos seus escritos, que queira atingir?


R: Acho que se eu for contar de todos meus projetos vai dar mais de 2 folhas kkk, mas no momento estou escrevendo 10 livros, sendo 3 que já esta na metade ( no wattpad) e os outros não foram publicados ainda.


Minha meta para 2017 é terminar todos esses livros ou metade deles, lançar 3 na amazon e terminar todos do wattpad, lançar 2 no wattpad.



6 - Nós, enquanto escritoras, vivemos num mercado competitivo. Segundo alguns dados, 44% da população brasileira nunca comprou um livro na vida, outro número diz que a média de livros lidos pelos brasileiros num ano inteiro é de 4 livros. Num mercado competitivo como o nosso, onde um grande número de autores vive no anonimato, como você faz para se manter motivada e continuar escrevendo?


R: Acho que segundo esses dados eles estão enganados hahhaha, eu antes de ser escritora, sou leitora, conheço vários escritores que leem mais de 50 livros por ano ( principalmente eu), entretanto a literatura brasileira realmente ainda é fraca. Minha motivação vem do meu trabalho, de Deus, dos meus leitores, dos amigos escritores, uns apoiando os outros.



7- Há algum escritor ou escritora em que você se espelha ou tem como referência literária?


R: Adriana Brasil, Shirlei Ramos, Carina Rissi e etc.



8 - Ser escritor no Brasil é árduo muito pelos números que apontam a falta de interesse nos brasileiros em ler e também porque, os poucos que leem, uma boa parte tem preconceito com a literatura brasileira. Você, enquanto escritora, já enfrentou esse tipo de preconceito? E enquanto leitora, o que acha da nossa literatura?


R: Graças a Deus nunca enfrentei preconceito literário, todos meus leitores amam tanto livros nacionais quanto internacionais. Eu amo livros nacionais, sou apaixonada e leio muito mais que internacionais (já que os mesmo só vende em físico e alguns na Amazon).



9 - Pra você, qual seu maior erro como escritora e qual seu maior acerto?


R: Acho que meu maior erro como escritora é colocar vários livros ao mesmo tempo no wattpad, e meu maior acerto é saber que meus leitores os amam.



10 - Você tem manias ou rituais durante a escrita? Se sim, nos diga quais.


R: Ouvir musica, ler antes, imaginar a cena, beber muita água ou comer algo.



11 - Para encerrarmos, como é a sua relação com seus leitores? Aproveite e deixe uma mensagem para eles.


R: Minha relação com meus leitores é maravilhosa, eles sempre estão ali me apoiando e participando, claro tem momentos de silêncios hahaha, quero agradecer a todos por fazer parte desse meu mundo, amarem meus livros como amo, lerem, comentarem, votarem e indicarem. Amo vocês.





Confira biografia e obras da autora CLICANDO AQUI.


bottom of page