top of page

Resenha #14 - Inferno

Informações técnicas:

Título Original: Inferno

Autor: Dan Brown

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

Páginas: 448

Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Resenha

Tudo começa quando o renomado simbologista e professor de História da arte Robert Langdon acorda em um hospital em Florença, na Itália. No entanto, o detalhe é que Robert não se lembra de ter deixado os Estados Unidos para ir à Florença.


Com suas lembranças das últimas 36 horas apagadas por conta de um tiro de raspão na cabeça, ele tenta compreender como e, principalmente, por que está na Itália e que tipo de atentado aconteceu contra sua vida para levá-lo ao hospital e também por que chegou balbuciando very sorry, very sorry (sinto muito, na tradução literal).


Entretanto, um novo atentado contra sua vida acontece. Ainda no leito do hospital, uma mulher desconhecida tenta assassiná-lo, e, acompanhado da jovem e atraente doutora Sienna Brooks, Robert foge do hospital. Já no apartamento de Sienna — um muito modesto para uma médica — ele se descobre na posse de um estranho objeto — um tubo metálico com o símbolo de risco biológico. Ao descobrir isso, e pensando que seria o objeto o causador por qual havia pessoas querendo matá-lo, Robert decide ligar para o consulado dos Estados Unidos, passando um endereço “espelho” à sua verdadeira localização por conta de Sienna, em uma situação delicada com o governo italiano. E o que ele não esperava era que seu próprio governo mandasse ao seu encontro, para o endereço espelho, a mesma mulher do hospital para dar cabo de sua vida.




"(...) — Como é que a senhora, uma cientista tão instruída, não consegue enxergar a verdade? Destruição da camada de ozônio,falta d'água e poluição não são a doença... São os sintomas. A doença é a superpopulação. Ou encaramos esse problema, ou estamos só pondo um

Band-Aid em cima de um tumor maligno e agressivo."




Assim, Robert e Sienna decidem saber o que há dentro do tubo de titânio. Lá dentro, em vez de encontrarem algum vírus mortal, há uma espécie de laser feito de osso humano que funciona por energia cinética. Quando Robert projeta o conteúdo, descobre um Mappa dell’Inferno de Botticelli modificado digitalmente e com um anagrama. De início, a palavra CATROVACER não faz sentido para o famoso professor, mas não demora até ele se dar conta de que a obra-prima de Sandro Botticelli é um mapa para encontrar a localização de um vírus que pode eliminar 1/3 da população mundial.


Fugindo da mulher que busca matá-lo e de uma segunda organização que entra em jogo também atrás do tubo em posse do professor, Robert e Sienna seguirão as pistas conforme elas surgem em seus caminhos, levando-os até a peste de Bertrand Zobrist — o geneticista transumanista e preocupado com a superpopulação responsável por criar o vírus — para tentar impedir que um genocídio em massa aconteça.




"(...) — Ao longo de toda a história da da humanidade, todas as tecnologias inovadoras desenvolvidas pela ciência foram transformadas em armas, do simples fogo à energia nuclear, e quase sempre pelas mãos de governos poderosos. (...)"

Considerações pessoais


Eu sou muito suspeita pra falar de qualquer obra de Dan Brown. Sou fã declarada e acho todos os livros dele um mais magnífico que o outro. Inferno não foi diferente. Recheado de suspense, História e reviravoltas incríveis, Dan Brown nos presenteia com uma narrativa que te prende desde a primeira página, numa história eletrizante e, ao mesmo tempo, cheia de realismo e rica em detalhes de todos os tipos — dos lugares reais ao problema da superpolução e dos seus efeitos colaterais.

bottom of page