top of page

Resenha #15 - Nós Quatro e o Amor

Informações técnicas:

Autora: Fabiane Ribeiro

Editora: Universo dos Livros

Ano: 2016

Páginas: 302

Sinopse: Quatro amigos. Quatro vidas

que se cruzam em uma noite qualquer em um bar à beira do lago. O que Patrícia, Laura, Matthew e Diego não poderiam prever é que os sentimentos intensos que irão uni-los também podem ser responsáveis por despedaçá-los dolorosamente.Tudo é colocado à prova quando Matthew sofre um acidente de carro e Patrícia, Laura e Diego se tornam suspeitos de terem sabotado o veículo, o que transforma o vínculo de amizade em uma armadilha de mentiras e desconfianças.Neste enredo repleto de questionamentos sobre relações humanas e vida adulta, os quatro personagens irão dividir uma jornada instável e assustadora a respeito das escolhas que fazem acerca do amor e da amizade, até descobrirem que, na verdade, um desses não existe sem o outro.



Resenha:

Patrícia e Laura são melhores amigas. Numa noite, quando Patrícia retorna para os Estados Unidos depois uma temporada no Brasil, elas se encontram num bar à beira de um lago. É lá, também, que eles conhecem o biotecnólogo Matthew e o latino dançarino Diego, se tornando amigos e também se identificando uns com os outros. Laura, por ser artista plástica, se identifica com Diego, dançarino colombiano, e Patrícia, formada em Odontologia, com Matthew.


Como não poderia faltar, temos um personagem com um grande segredo, um com um passado ruim e má relações familiares, outro com traumas e uma tragédia que o fazem ser fechado para o mundo, e, por fim, um personagem que evita revelar sobre sua vida e seu passado.


E, ainda assim, os quatro amigos mantêm contato, ganhando afinidade, carinho e amor entre eles. Logo, a relação de amizade caminha para outros níveis, e os quatro amigos estão namorando cada um com seu respectivo par que se identificou naquela noite no bar à beira do lago.


No entanto, isso começa a mudar gradualmente. E o sentimento que os uniu pode ser o mesmo que irá destruí-los.




Por que amar significava sentir tanta dor? Era impossível que significasse felicidade?


Numa noite chuvosa, após sair de seu consultório, atrasada para a exposição de arte de Laura, Patrícia encontra Diego, por acaso, zanzando no bairro. Ele é evasivo quanto ao porquê de ele estar por lá, e não na exposição da namorada.


A tempestade torrencial os obriga a se esconderem sob um prédio em construção. Sozinhos, escondidos da chuva, os dois conversam, e Patrícia, posteriormente, acaba desabafando sobre uma acontecimento em sua vida que a atormenta. A partir daí, os sentimentos de Diego e Patrícia ganham novos rumos. Até, numa noite, eles se beijarem.


Matthew, já desconfiado desde a noite em que ambos estiveram ausentes na exposição de Laura e mentiram sobre onde estavam, presencia o beijo do melhor amigo na namorada. Com raiva e descontrolado, ele acaba sofrendo um grave acidente de carro.


As coisas começam a piorar quando Laura, Patrícia e Diego se tornam suspeitos de terem sabotado o carro de Matthew — Diego e Patrícia ainda mais por terem se envolvido amorrosamente. Assim, a amizade dos quatro é posta à prova, enquanto buscam pela verdade: quem tentou matar Matthew?




Aquele não era nosso final feliz. Era mais uma etapa do caminho. E cada etapa seria feliz, porque estaríamos juntos.






Considerações pessoais.


Este é meu segundo romance que li da Fabiane Ribeiro. O primeiro, foi um livro muito tocante, emocionante e de uma escrita delicada que me emocionou muito. Em Nós Quatro e o Amor, a autora traz uma narrativa sucinta, mas com um enredo bem-trabalhado, com uma delicadeza na escrita que eu posso comparar ao primeiro romance que li. É uma narrativa fluída, rápida, capítulos curtos, narrado em primeira pessoa e intercalados entre os quatro protagonistas, e, mesmo curtos, conseguem passar bem os acontecimentos e cenas da história sem necessidade de detalhes exacerbados e sem enrolação. Os capítulos apesar de pequenos não deixam lacunas grandes na história, pontas soltas ou erros de continuidade ou cronológicos.


O desfecho da história foi como eu esperava, meu radarzinho de suspeitos estava bem apurado nesse dia (HAHAHA), então minhas suspeitas sobre o verdadeiro responsável acertaram em mosca quando no desfecho, o que não deixou de me surpreender da mesma maneira porque, mesmo desconfiando de quem seria, havia questões a serem explicadas que o meu radar de suspeitos não foi capaz. (rs).


Um romance muito bom, diferente, e, sobretudo, nacional. E claro, indicadíssimo. Digno de cinco estrelas no meu Skoob.


bottom of page