top of page

Resenha #22 - Gelo Negro, Becca Fitzpatrick





Informações técnicas:


Título Original: Black Ice

Autora: Becca Fitzpatrick

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 302

Sinopse: Britt Pfeiffer passou meses se preparando para uma trilha na Cordilheira Teton, um lugar cheio de mistérios. Antes mesmo de chegar à cabana nas montanhas, ela e a melhor amiga, Korbie, enfrentam uma nevasca avassaladora e são obrigadas a abandonar o carro e procurar ajuda. As duas acabam sendo acolhidas por dois homens atraentes e imaginam que estão em segurança. Os homens, porém, são criminosos foragidos e as fazem reféns. Para sobreviver, Britt precisará enfrentar o frio e a neve para guiar os sequestradores para fora das montanhas. Durante a arriscada jornada em meio à natureza selvagem, um homem se mostra mais um aliado do que um inimigo, e Britt acaba se deixando envolver. Será que ela pode confiar nele? Sua vida dependerá dessa resposta.


Resenha

Depois de meses se preparando para uma trilha na Cordilheira Teton, finalmente chega o dia em que Britt Pfeiffer e sua melhor amiga, Korbie, poderão subir as montanhas. Para sua decepção, entretanto, os pais de Korbie instruem Calvin — o irmão mais velho dela — a fazer companhia às meninas na cabana da família, localizada no Parque Nacional Grand Teton, durante a pequena aventura delas. O desespero de Britt está por Calvin ser um ex-namorado que ela não vê há oito meses, desde que ele fora aprovado em Stanford, e também por ele ter a decepcionado e quebrado seu coração meses antes, quando ele terminou com ela por telefone.


Antes que Calvin possa se juntar a elas, no entanto, uma nevasca inesperada acomete a região, tornando a viagem de carro até a cabana da família de Korbie muito perigosa. Sem alternativas, as meninas abandonam o carro na estrada e caminham floresta adentro, encontrando, quilômetros depois, uma cabana. Elas pedem abrigo aos homens que ali estão — Shaun e Mason. Mason reluta em ajudá-las num primeiro momento, mas é vencido pela insistência do companheiro e das meninas — já quase congelando na neve.


Korbie e Britt descobrem instantes mais tardes que Mason e Shaun são foragidos da polícia e, tanto quanto elas, estão presos naquelas montanhas — onde se refugiaram mais cedo — por causa da nevasca inesperada. Aproveitando-se dos equipamentos de Britt e Korbie no carro à beira da estrada, eles as fazem de refém para obrigá-las a guiá-los com segurança para fora daquele inferno branco.


Nessa jornada, porém, somente Shaun, Mason e Britt se desventuram, os criminosos deixam Korbie na cabana, à mercê da própria sorte. Enquanto guia os foragidos, em meio à natureza selvagem e aos perigos que ela oferece, juntamente com o frio mortal, Britt nota uma preocupação de Mason para com ela. Ele estaria mesmo preocupado com seu bem-estar ou ela estaria delirando, imaginando coisas ou até mesmo criando uma Síndrome de Estocolmo? Essa terrível dúvida sobre as reais intenções de Mason a confunde, e ela não sabe se pode confiar nele ou não.


Mas, durante o decorrer da história, Britt se mostra forte o suficiente para sobreviver ao frio, ao perigo da natureza, aos seus sequestradores e à verdadeira ameaça que a ronda e ela mal se dá conta disso.


Considerações pessoais.

Reviravoltas incríveis e inesperadas recheiam esse romance de Becca Fitzpatrick. A construção dos personagens e dos segredos que os rondam é muito bem-feita, mas a superação de obstáculos da Britt é simplesmente magnífica. Por todo o livro, a autora nos mostra, a partir de flahsbacks e narrativas da personagem, que Britt parece ser uma garota superprotegida, dependente de tudo, cercada por homens — como seu pai, seu irmão e o ex-namorado Calvin — que sempre estavam à disposição dela para ajudá-la com qualquer dificuldade. Mas diante os obstáculos, ela se mostra mais forte do que realmente parece, inteligente e perspicaz. Se mostra completamente capaz e independente de sobreviver à situação por qual está passando, manipulando tudo o que ela tem a seu favor para enganar seus sequestradores e sair ilesa.


O romance também aborda misoginia, relações familiares, vingança e como o perigo sempre está nos lugares onde mais confiamos. Uma leitura super indicada.

bottom of page