top of page

Resenha #24 - Escuridão no Fim do Túnel, Henrique de Micco

Informações técnicas:


Autor: Henrique de Micco

Editora: Independente

Páginas: 105 páginas (e-book Kindle)

Sinopse: Escuridão no Fim do Túnel" traz alguns contos sombrios, misteriosos, aterrorizantes e, principalmente, escuros, conforme são narrados por Tomas ao seu filho, Tiago. Todas as curtas e intensas histórias possuem algo em comum: São narradas, em seu ápice, do ponto de vista dos diferentes protagonistas munidos de lanternas, numa tentativa inútil de afastar de si a sensação de morte e o medo do desconhecido que pode emergir das sombras quase impenetráveis.

Resenha

Escuridão no Fim do Túnel é uma coletânea de contos de terror disponível no Wattpad e Amazon. Essa coletânea traz pequenos contos assombrosos, narrados de Tomas para seu filho, Tiago. Entre o primeiro conto, Um Animal Grande, Talvez?, e o desfecho da coletânea, Seja a Luz, à primeira vista, parece uma coletânea como as demais: contos diversos, de personagens e histórias distintas.


Entretanto, a singularidade de Escuridão no Fim do Túnel está em, exatamente, interligar esses contos e personagens por um objeto, transformando-os em uma única e aterrorizante história. O objeto que liga esses personagens e suas histórias nada tem de místico, macabro, divino ou ritualístico. É um objeto tão corriqueiro e insignificante que passa despercebido na história, e a gente só se dá conta dos pontos em comum entre os personagens que envolvem esse objeto quando estamos lá para o final.


Em Um animal grande, talvez?, Talia atropela algo na estrada, sem saber exatamente o quê. Mas logo ela descobre se tratar de uma pessoa. Durante um segundo de distração, enquanto tenta socorrer o homem atropelado, o local onde ele está estirado simplesmente se apresenta vazio, e o homem, aparentemente vivo, aponta uma arma para ela. Talia consegue fugir para a mata ao redor, mas a decisão não a ajuda. Muita coisa estranha acontece durante essa fuga, até ela voltar para o local do atropelamento e conseguir ajuda com um homem que passa com seu carro pela estrada.


Em Dedo no Gatilho Fred vê uma criança sozinha na estação do metrô, aparentemente perdida. Por causa da pressa e da multidão, ele não consegue ajudá-la, apesar de querer. Entretanto, a mesma menina aparece para ele dentro do metrô enquanto segue viagem e depois de um estranho momento em que o metrô para de repente. Mas parece que só Fred consegue ver a menina, que, ao final, lhe faz um pedido sinistro.


No conto Encomenda Suspeita Iolanda recebe uma estranha caixa na porta de sua casa. Ela não sabe quem a entregou, mas quem o fez sabe do seu passado, por conta do estranho “objeto” que lhe foi entregue.

Pablo é o personagem do conto Sob olhares desconhecidos. Ele chega em casa numa noite após sair com uns amigos. Talia, sua esposa, inclusive, já está até acostumada quando o marido chega em casa bêbado. Enquanto fumava do lado de fora da sua casa, ele reparou que o portão da casa vizinha estava entreaberta; não seria estranho, mas o fato é que os vizinhos se mudaram há algum tempo. Ele resolve ir conferir. O que ele não esperava era que fosse vigiado por olhares curiosos.


O último conto, O Viajante Misterioso, é o conto que envolve o pai de Tiago e que interliga todos os outros contos. Após comprar um casebre abandonado, Tomas resolve passar um fim de semana lá com seu filho e seu amigo, Bruno. Durante esse passeio, no entanto, uma figura enigmática surge em seu caminho, trazendo um estranho objeto — o objeto que liga todos os personagens envolvidos.




Considerações pessoais.


Leitura rápida e agradável, os contos são curtos, mas coerente, como uma ótima estruturação de começo/meio/fim. A narrativa do autor é bastante fluída e prende a atenção do leitor com facilidade. A trama que ele constrói em Escuridão no Fim do Túnel é o diferencial da obra, um diferencial que o autor construiu com maestria e inteligência.




Sobre o autor

Henrique de Micco nasceu na cidade de São Paulo, em 1992.


Mudou-se ainda pequeno para São José dos Campos, onde viveu por anos enquanto descobria a paixão por livros e histórias de todos os tipos. Ingressou na faculdade no ano de 2013, cursando Comércio Exterior, mas optou por interromper os estudos para poder acompanhar de perto a gravidez complicada de sua companheira, que felizmente terminou da melhor maneira possível.


Hoje, vivendo em São Vicente com sua mulher e filha, Henrique decidiu resgatar sua veia de contador de histórias, investindo suas horas vagas em meses de trabalho na elaboração de seus primeiros projetos literários.

bottom of page