top of page

Resenha #28 - Você Está Sendo Vigiado, Gregg Hurwitz


Informações técnicas:

Título Original: They’re Watching

Autor: Gregg Hurwitz

Editora: Arqueiro

Ano: 2012

Páginas: 272

Sinopse: Patrick Davis tinha um sonho: ver seu nome nos créditos de um filme. Mas não imaginava o preço que teria de pagar por isso. Logo depois de vender seu primeiro roteiro a um estúdio, sua vida entra em colapso. Ele não consegue se firmar como roteirista de Hollywood e, para piorar, seu casamento mergulha numa crise. Misteriosamente, Patrick passa a receber DVDs com gravações dele e da esposa dentro de casa. Após descobrir câmeras escondidas, o casal procura a polícia. Dias depois começam as ligações e os e-mails anônimos propondo um acordo para que tudo volte ao normal. Desesperado, ele não hesita em aceitar a oferta. Mas sua decisão se revela um erro. Logo ele se vê envolvido numa rede de intrigas que pode custar sua vida e a das pessoas que ama. Cada vez mais acuado, Patrick percebe que só há uma saída: superar seus inimigos ocultos no próprio jogo deles. Eletrizante da primeira à última página, Você está sendo vigiado foi um enorme sucesso de crítica nos Estados Unidos, fazendo com que Gregg Hurwitz fosse apontado como uma das revelações do suspense, comparado a grandes mestres do gênero, como Harlan Coben.



Resenha:


O sonho de Patrick Davis, um simples professor, sempre foi ver seu nome nos créditos de um filme. Depois de trabalhar em um roteiro sobre um banqueiro que tem a vida revirada pela CIA, ele consegue, por fim, realizar o sonho de ver suas ideias ganharem as telas de cinemas. Por causa das filmagens, Patrick precisa se ausentar de casa durante um tempo, se afastando da mulher e quase não se comunicando com ela. O nosso protagonista também tem um pequeno desentendimento com o ator que irá interpretar o personagem principal em seu filme, e ele acaba se envolvendo no escândalo e sendo processado por agressão.


Sendo obrigado a se afastar das filmagens do seu próprio filme e passando uma crise no seu casamento, como se não bastasse, dias depois, ao buscar seu jornal diário na porta, descobre um DVD entre as folhas. Ao assistir, vê uma filmagem dele mesmo no dia anterior, usando o banheiro. Aquilo o assusta, claro. Um segundo DVD aparece no dia seguinte. Patrick acaba descobrindo uma câmera em cima do seu telhado, que, na verdade, é sua própria câmera. O professor resolve buscar ajuda quando descobre o terceiro DVD dentro do objeto, onde as filmagens revelam que o espião conseguiu entrar em sua casa e filmá-lo dormindo.


A princípio, a polícia não pode fazer nada, e a primeira suspeita recaí sobre o ator principal de seu filme — o mesmo com quem Davis foi acusado de agressão.


Enquanto tenta desvendar quem possa estar o espionando, fazendo suas próprias investigações, dias depois Patrick recebe uma ligação da verdadeira pessoa que o está vigiando. Ele recebe algumas instruções ao longo do contato, sendo instruído a fazer algumas ações, que, a princípio, lhe parecem inofensivas, se ele quiser parar de ser vigiado.


Patrick vai descobrir mais tarde que, embora achasse que não estivesse fazendo nada demais, tudo não passava de uma grande armação e isso o estivesse levando a um plano maior: incriminá-lo de um crime.


Considerações pessoais.


Você Está Sendo Vigiado é meu segundo livro lido do autor. Nessa trama, Gregg Hurwitz traz uma história bem-elaborada e bem-escrita, onde a narrativa flui e, ao mesmo tempo, te prende a cada página virada. Toda a trama está bem amarrada, sem pontas soltas no desfecho, com personagens bem ligados à história e reviravoltas surpreendentes. Achei que tem uma crítica interessante sobre interesses políticos e como isso pode guiar as ações das pessoas.



bottom of page