top of page

Primeiras Impressões #5 - Crônicas de Markus


Autor: Marcio Zanini

Ano: 2017

Páginas: 234

Editora: Xeque-Matte

Onde encontrar: Editora

Sinopse: Tudo que o humilde camponês Markus queria, depois de anos turbulentos, era continuar sua vida da melhor maneira possível.

Suas esperanças foram renovadas com a chegada de Liliana à pequena vila. O que parecia o início de uma nova oportunidade acabou se transformando em um pesadelo terrível com a maldição que a família da jovem carregava.

Sozinho no mundo, inocente quanto sua condição, incapaz de conduzir suas novas vontades, Markus acaba se agarrando aos mais próximos tentando evitar às mudanças que a vida lhe impôs. Seu medo e falta de conhecimento acabam guiando seu destino para longe dos seus objetivos.

Em outra parte, Thomas, um inocente garoto, começa a ser treinado pelo experiente guerreiro Hill. Seu treinamento é brutal e violento com a única intenção de prepará-lo para se tornar, em breve, um caçador de vampiros, a serviço de um clã que deseja eliminar do mundo todos os chupadores de sangue.

O encontro entre dois mundos distintos irá abalar os vampiros e o clã e desestruturar a vida que conhecem.


Crônicas de Markus traz de volta os vampiros clássicos. O realismo da condição vampírica, a crueldade e o vazio que uma vida cercada de morte carrega consigo.




O ano é 1560. Que cenário mais ideal para a história de um vampiro se não entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, onde a Igreja ainda tinha influência política e religiosa e queimava pessoas na fogueira em plena praça pública?


Com esse cenário, então, Marcio Zanini nos apresenta o seu livro Crônicas de Markus. Inicialmente, somos apresentados ao padre Ruben, que viaja com sua sobrinha e sua cunhada viúva até um pequeno vilarejo em “algum lugar entre a Inglaterra e a Dinamarca”, onde o padre será o novo pároco. Contudo… essa família tem um pequeno segredo e suas intenções no vilarejo não são tão altruístas quanto Coves — uma espécie de prefeito — pensa.



Liliana é a jovem filha de Rosa. É extremamente tímida e recatada, muito por temor ao padre, que se mostra muito rígido quando o assunto é sua sobrinha. Apesar dessa rigidez, e a contragosto, o padre aceita que a moça trabalhe em uma taberna à noite, sendo convencido que o dinheiro recebido poderá ajudá-los em sua estadia no vilarejo.


E é nessa taberna que a jovem conhece Markus, um homem másculo e encantador, com um passado desconhecido, que desperta nela sentimentos que sempre achou ser proibido para ela. Em contrapartida, Markus vê em Liliana a oportunidade de ser feliz outra vez. O que ele não esperava contudo, era a maldição que a família da moça carregava, e de repente, o homem se vê em uma nova condição de vida, sedento por sangue e sozinho no mundo.


Posso dizer que até a transformação do Markus, gostei bastante do que li. Eu em particular, no decorrer da leitura, fui fazendo várias suposições do que aconteceria baseando-me nas informações que o autor dá na narrativa; nem preciso dizer que errei todas as minhas suposições, e o Marcio conseguiu me deixar chocada com o rumo que a história toma até o ponto onde fui para fazer essa “Primeiras Impressões”.


Gostei bastante da escrita do Marcio e de como ele desenvolve a narrativa, de um jeito que te prende à história, mesmo ainda nos capítulos iniciais, que nos livros, normalmente, tendem a ser um pouco mais "sem sal", digamos assim.


Tenho muitas expectativas com esse livro, que promete trazer os vampiros clássicos e sanguinários de volta

bottom of page