top of page

Primeiras Impressões #7 - Apenas Viva Sem Mim


Autora: Maria Eduarda Duarte

Ano: 2017

Páginas: 111

Editora: Xeque-Matte

Onde encontrar: Editora

Sinopse: "Minha mãe costumava dizer que a dor sentida nunca poderia ser escrita. Eu nunca concordei com essa frase, até o dia que perdi o nós." O jovem casal Andrew e Maryui eram perfeitos, aos olhos de todos. Tinham uma ligação esplêndida, ambos faziam tudo um para o outro. Mas, acidentes acontecem. E são capazes de transformar o mundo, ou pelo menos, o mundo específico de alguém. Quando tudo é alterado em uma noite simplória de sábado, as chamas consomem o amor existente restando só culpa, medo e desconfiança entre o que é visto e o que é a verdade absoluta. Cabe a Andrew, então, recuperar-se das queimaduras e encontrar a realidade em seus sentimentos pela esposa, mas ele acaba adentrando no mundo obscuro de Maryui – e isso pode o levar à ruína.


***


Em uma noite de sábado, para atender ao pedido da esposa venerada, Andrew vai até a loja de conveniência comprar sorvete para a esposa. Nesse pequeno meio-tempo, um grave acidente acontece e desestrutura a sua vida no ano seguinte.


O casal, antes cúmplices e apaixonado, passam a se estranharem após o traumatizante acidente. Andrew está distante e evita a esposa, e Maryui parece mais provocativa, sempre tentando de algum modo chamar a atenção.


O livro é bem pequeno, com apenas 111 páginas, mas do pouco que li, já me deixou muito aflita. Algumas coisas ainda não estão bem claras, por exemplo, como aconteceu o acidente, embora eu tenha uma vaga ideia, e por que após isso o casal se afastou tanto. Contudo, já pude conhecer a escrita da autora e um pouco de cada personagem de um jeito satisfatório. Foram poucas páginas, mas já pude ter uma ideia de como cada um age e como isso interfere um na vida do outro.


Gostei muito de como o livro me deu uma aflição grande ao ver o desenrolar da trama (parece que estou na pele do Andrew, meu Deus). É narrado em primeira pessoa, até agora somente pela perspectiva dele, e a narrativa tem fluidez, delicadeza e até mesmo um pouco de poesia, eu diria.


Ainda não passei da página 40, mas só por esse primeiro contato eu já recomendaria livro, mesmo sem ainda terminar.


Em breve, trago resenha de Apenas Viva Sem Mim.


bottom of page