top of page

Primeiras Impressões #9 - Brilho do Sol

Autor: Roseli Magro

Ano: 2016

Páginas: 159

Editora: Xeque-Matte

Onde encontrar: Editora

Sinopse: Brilho do Sol é o nome de uma cidadezinha nordestina onde acontece a história de João, um menino de oito anos, que mudou a história do sertão de tal forma que nunca mais esse lugar voltará a ser o mesmo. No livro, a fome existe, é fato, e ela dói. Mas é fato também que o amor existe e ele é a estrutura para a felicidade. O amor ou a falta dele se materializam no bem contra o mal, uma constante luta durante toda a narrativa. Qual vencerá?

Brilho do Sol é uma cidadezinha do sertão nordestino, onde vive Ana e Teovaldo, os pais do pequeno João. Apesar da fome que é real e os assola de tal maneira e da luta pela sobrevivência, a pequena família de sertanejos vive da melhor maneira que pode, mas sempre com um sorris no rosto. Até o ponto onde li para as Primeiras Impressões desse livro, João é ainda um bebê e até acompanhamos um pouco do seu crescimento em meio às dificuldades. Sua mãe Ana é uma mulher jovem, artesã, que vende seus artesanatos na busca de alguns trocados, sempre a um preço que os seus vizinhos possam pagar.


Contudo, os pequenos artesanatos da moça mudam o lar de quem os compra, de uma forma, que eu diria, quase sobrenatural, porque Ana tem um brilho especial que não pode ser visto, apenas sentido, e que contagia todos ao seu


redor. Teovaldo trabalha em um canavial e é um homem simples, também jovem, que tem uma dedicação muito grande pela família. Ambos se agarram à fé em Deus e na Virgem Maria para seguirem suportando a pobreza e a fome.


João, mesmo um bebê, parece ter o mesmo brilho da mãe, porque ele é uma criança bastante peculiar, digamos assim, dentro da história, e estou curiosa pra saber qual será o papel dele para essa trama.


Há diversos outros personagens que contribuem para a trama, como Raimunda e Antônio, que, ao contrário dos protagonistas, são um casal amargo e infeliz, que vivem reclamando das dificuldades da vida e sentindo imensa inveja do casal feliz Ana e Teovaldo. Como poderiam ser felizes vivendo tão miseravelmente? E essa inveja é um dos gatilhos para o desenrolar da história.


A escrita da Roseli é bem sucinta e fluída, mas muito tocante também. Os capítulos são curtos, até os maiores continuam sendo pequenos, então a leitura é muito rápida e também agradável. Gostei que a autora usou da licença poética e abusou da linguagem regional dos personagens, o que dá um toque maior de realidade no livro. Senti um pouco de falta de descrições do cenário de Brilho do Sol, embora quando se fala em sertão e fome nós já tenhamos uma imagem estereotipada formada na mente.


Apesar do tema fome, seca e miséria, o livro me pareceu muito leve, senti como se o brilho em torno de Ana e João realmente passasse para as páginas do livro. A leitura é realmente gostosa e tem valido muito apena até agora. Prevejo que Brilho do Sol trará um lindo ensinamento aos seus leitores.


Em breve, trago a resenha completa!!

bottom of page