top of page

Resenha #45 - O Casamento, Victor Bonini

Informações técnicas:

Título: O Casamento

Autor: Victor Bonini

Editora: Faro Editorial

Ano: 2017

Páginas: 368

Sinopse: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...

Resenha

Plínio e Diana estão para se casar em um hotel-fazenda, na cidade de Joanópolis. A festividade não será pequena, e os convidados ficarão hospedados quatro dias no hotel. Dentre esses convidados, um ilustre homem guarda um terrível segredo, e por conta deste segredo está sendo chantageado e extorquido por alguém há dias. O ponto de encontro para entrega do dinheiro é, coincidentemente ou não, um lugar na cidade de Joanópolis. Deste modo, esse personagem acredita que o ou a chantagista estará presente no casamento que fora convidado.


Desesperado, ele contrata um detetive para investigar o caso e descobrir a identidade de quem o está chantageando e extorquindo. Conrado Bardelli é o contratado, que também por coincidência fora um dos convidados do casamento, sendo o pai da noiva um antigo colega de faculdade. Embora relutante, o detetive aceita comparecer ao casamento somente com o intuito de analisar as demais pessoas e descobrir quem pode ser o chantagista.


Durante os dias de hospedagem antes da cerimônia, Bardelli estuda a todos minuciosamente, sem jamais chegar a uma conclusão. As instruções do chantagista são claras: se não lhe entregarem o dinheiro exigido, o homem há de se arrepender. E talvez ele tenha cumprido essa promessa quando sua quantia exigida não é entregue.


Minutos antes do casamento, por fim, uma morte acontece na sala ao lado do salão da cerimônia. Um crime perfeito. Sem rastros. Apenas a vítima. Como se não bastasse, no dia seguinte, mais uma morte. Junto das ameaças e chantagens que um dos convidados continua recebendo torna a sugestão de que o assassino e o chantagista são a mesma pessoa fica cada vez mais forte.


A passos lentos, o delegado do caso tenta desvendar o mistério, mas enquanto isso, as mortes não param de acontecer.


Decido a descobrir quem está por trás das mortes e das chantagens, Conrado faz sua própria investigação, começando por um dos convidados até chegar ao verdadeiro culpado, alguém que tinha um álibi perfeito.



Considerações pessoais.

O Casamento traz uma trama bem-escrita e amarrada, com uma narrativa intensa que prende o leitor a cada linha. O autor nos traz sub-tramas que agregam uma tensão e mistério maior à trama principal, e personagens que nos parecem todos ter motivos para cometer os crimes e as chantagens, exceto, claro, o verdadeiro autor dos crimes, que é quem você menos espera, mas com uma sacada genial por parte do Victor. Em nenhum momento você desconfia desse personagem, porque ele tem um álibi perfeito, além de ser o único a não ter um motivo aparente para cometer todos os crimes.


A diagramação é linda, a revisão está perfeita, e o material gráfico é de ótima qualidade. As fontes pequenas, porém, me atrapalharam um pouco no início, mas logo me habituei e a leitura fluiu com facilidade.


Leitura mais do que indicada e um dos meus favoritos do ano!

bottom of page