top of page

Resenha #52 - O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson

Informações Técnicas


Título Original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde

Autor: Robert Louis Stevenson

Ano: 2014

Páginas: 80

Editora: Editora Nova Fronteira

Sinopse: Dr. Jekyll é um renomado médico em Londres. Homem de posses, consegue conciliar seu trabalho diário com seus experimentos científicos, através dos quais busca realizar um desejo secreto. Sua determinação se baseia em uma única convicção: "O homem não é verdadeiramente um ser, mas dois." Enfim, dr. Jekyll cria uma poção que o permite liberar seu lado mais vil. Na personalidade de Mr. Hyde, as atitudes mais violentas são tomadas, deixando par o médico a integridade dos bons atos. Mas um desfecho surpreendente põe em xeque a aparente liberdade e controle do médico.

Resenha:

Quando o renomado advogado Mr. Utterson recebe o testamento de seu cliente — o Dr. Jekyll —, ele logo de cara nota a estranheza de seus desejos. Jekyll, um homem sem herdeiros, quer simplesmente deixar todos os seus bens para Mr. Hyde, um velho amigo. Mas Mr. Hyde é uma pessoa vil, de temperamento difícil e violento, capaz de causar medo nas pessoas.


Utterson, claro, está desconfiado dos motivos que levaram seu cliente a fazer tal testamento e resolve, por si só, investigar mais afundo e saber o que de fato aconteceu para Jekyll ter tomado tal decisão.


O que o advogado não desconfia, porém, é que Mr. Hyde e Dr. Jekyll, embora diferentes na fisionomia, caráter e personalidade, se tratam da mesma pessoa. A transformação só é possível porque o médico elaborou uma porção capaz de despertar o seu lado mais obscuro e vil.


Jekyll acha que está no controle de seu outro eu, mas um incidente vai fazê-lo notar que Hyde quer tomar o controle da situação. E o doutor não poderá permitir isso jamais.

Considerações pessoais.

O Médico e O Monstro é meu segundo contato com o autor. O primeiro foi na adolescência, com o livro Raptado. Confesso que adquiri o livro pelo renome do escritor e pelo título — sim, ignorei completamente a sinopse.


A marca de Robert é o texto rebuscado, mas nada que atrapalhe a fluência da leitura ou o entendimento da obra. Acredito até que seu estilo meio culto combina com o contexto. Me agrada, na verdade. A história é pequena, e o desenvolvimento da obra é muito boa, não deixando nada a desejar. Com o avançar da leitura, ficou fácil supor quem era Mr. Hyde (lembrem-se, eu não li a sinopse rs), e mesmo supondo isso, o desfecho e a “revelação” de quem era Mr. Hyde me tirou o fôlego.


Por esse motivo, acho que a sinopse revela demais a trama do livro. Se tivesse sido elaborada de outra forma, sem dar tantos “spoilers” o livro poderia surpreender o leitor muito mais do que já surpreende, pois Robert em nenhum momento da trama, a não ser no desfecho, deixa claro de que Jekyll e Mr. Hyde são a mesma pessoa.


A diagramação está linda, e a revisão, impecável.


Mesmo com spoiler na sinopse, vale se surpreender com a leitura.

bottom of page