top of page

Resenha #53 - Boneco de Neve, Jo Nesbø

Informações técnicas:

Título Original: Snømannen

Autor: Jo Nesbø

Editora: Record

Ano: 2013

Páginas: 420

Sinopse: Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.




Resenha


A primeira neve cai em Oslo, na Noruega. Birte Becker chega do trabalho e se depara com um boneco de neve feito frente à sua casa. Ao elogiar o marido e o filho pelo trabalho, eles se surpreendem, afinal, eles não fizeram boneco de neve nenhum em frente em casa. No dia seguinte, o filho do casal acorda sozinho — o pai tinha ido viajar a trabalho na noite anterior, e mãe simplesmente não está em casa. Birte Becker desaparecera.


Para a polícia da cidade, pode se tratar apenas de mais um caso de uma esposa infeliz que decidiu ir embora. Mas conforme o avançar das investigações, fica claro que Birte não saiu simplesmente de casa.


Ao receber um bilhete assinado por alguém que se intitula “Boneco de neve”, o investigador Harry vai descobrir que não se trata apenas de mais um desaparecimento. Quando outras duas mulheres somem — com o mesmo perfil de Birte: casada e com filhos — o investigador se depara com um serial killer cruel.


Investigando mais a fundo, Hole descobre que outros casos iguais aconteceram nos anos anteriores, sempre precedidos por um boneco de neve na cena do crime, e sempre sendo mulheres com o perfil em comum.


Lutando contra o alcoolismo e seu amor ainda vivo pela ex-namorada, Rakel, Harry tem em mãos um dos maiores casos da Noruega. Além do perfil em comum que as 3 mulheres recentemente desaparecidas — e talvez mortas — compartilham, há outro fator em comum que Harry descobre no decorrer da investigação e o que o leva a ter outros suspeitos.


Mas o verdadeiro assassino, porém, é alguém completamente inesperado. E que Harry conhece.




Considerações pessoais.


Boneco de Neve traz uma trama envolta em muito mistério, suspense, horror e adrenalina. A leitura demora um pouco a fluir no começo, mas depois é mais fácil, uma vez que você se prende às páginas do livro. Há intercaladas entre o momento atual, com a investigação de Hole e no caso dos recentes desaparecimentos/mortes, flashbacks de outro investigador, o Rafto, e as mortes de outras vítimas pelo Boneco de Neve em anos anteriores.


O enredo ainda traz subtramas que agregam tensão, suspense e mistério à história, que não estão exatamente correlacionadas com a trama principal, mas colaboram para “enganar” e prender o leitor ao livro, tornando o livro complexo que se interliga em diversos pontos.


É um ótimo livro, a revisão está perfeita, com pouquíssimos erros, mas achei que em alguns diálogos que ocorrem em inglês, poderiam haver uma nota com a tradução para aqueles que não dominam nem o básico do inglês.


Para quem curte um livro sobre serial killers e que segue uma linha de investigação, Boneco de Neve é muito recomendado.

bottom of page