Resenha #54 - Inefável, Bruna Piteri
Informações técnicas:
Título: Inefável: Quando Não Existem Palavras para Descrever um Sentimento
Autora: Bruna Piteri
Disponível completo no Wattpad (até a presente data, 26/06)
Sinopse: A vida colocou Valary Sanders diante de caminhos tortuosos em inumeráveis situações. Situações as quais, as consequências foram quedas que a fizeram sangrar até quase a morte.
Um acidente que lhe tirou tudo de mais importante que tinha, dizimou seus sonhos e a fez se estagnar em sua própria dor e culpa por cinco longos anos. A levando ao ponto de quase desaparecer.
Suas tentativas frustradas de se reerguer foram desastrosas. Tornando-a assim, um reles ser parcial, um corpo sem alma, defeituoso. Uma pessoa mutilada.
Tornou-se apenas uma singela lembrança da garota que foi um dia.
Encapsulou-se em seu próprio mundo, onde sorrisos não eram permitidos, amizades eram lendas e amar era inaceitável.
No entanto, indo contra tudo que ela pensava e acreditava, a vida colocou diante de seus olhos um novo motivo para viver. Porém, esse motivo tinha tanto o poder de trazê-la de volta a vida, quanto de empurra-la mais para baixo em seu tormento.
Uma história de amizades, perdas, encontros, mas especialmente de, superação.
Inefável. Quando não existem palavras para descrever um sentimento.
Resenha:
Valary Sanders perdeu tudo. Perder os pais e a irmã gêmea aos 16 anos de idade pode ser considerado o maior baque de sua vida. Por muito tempo, ela se refugiou e viveu reclusa, evitando o mundo lá fora. Anos depois, contudo, ela decide que é hora de tentar um recomeço. A Califórnia é o seu novo lar agora, e a universidade, o seu refúgio.
Só o que Valary quer é se dedicar aos estudos, aperfeiçoar seus desenhos e seguir em frente, sem deixar ninguém nunca entrar. Nem mesmo amizades. É melhor viver sua vida, reclusa, afastando as pessoas com seu jeito antissocial, sem ter de contar as elas sobre os caminhos tortuosos pelo quais passou e as formas não saudáveis que, por muito tempo, utilizou para amenizar a dor pelas suas perdas.
Mas de repente ela se depara com um sorriso lindo e de covinhas (Olá, covinhas do Matt, amo vocês), e um rapaz irritantemente lindo surge para revirar tudo o que ela sempre quis evitar.
Matt Haner é tudo que Valary não queria. Como se não bastasse estarem na mesma sala, sua colega de quarto — uma garota espetacular que, aos poucos, consegue quebrar as barreiras de Valary e invadir sua vida — é irmã do dono do sorriso com covinhas mais lindo do mundo.
Matt é aquele tipo superprotetor, que só ingressou na faculdade para ficar perto da irmã caçula — sempre superprotegida por conta de uma doença no coração —, com uma pitada generosa de bad boy, mistério e intensidade.
O homem consegue, gradualmente, derrubar os muros que Valary ergueu, como forma de autoproteção, e fazê-la acreditar de novo em recomeços, felicidade e motivos para viver.
Considerações pessoais.
Inefável foi meu primeiro contato com o livro da Bruna, e li pelo Wattpad. Já ressalto de antemão que, especificamente em resenhas da plataforma, eu não vou apontar sobre a revisão do livro. Mas também já adianto que, embora e naturalmente o livro contenha seus erros de concordância, ortografia, gramática e digitação, não é nada exagerado e de sangrar os olhos, de fazer desistir da leitura. Inclusive, a escrita da Bruna é maravilhosa, profunda e tocante. Narrado em primeira pessoa, em sua grande parte sob a perspectiva da Valary, eu consegui sentir toda a tristeza da personagem, fiquei aflita e bem na bad junto com ela, porque é isso que a autora consegue passar com sua escrita.
Os personagens são adoráveis, o Matt nem se fala, eles são reais, com seus erros, defeitos e acertos.
A história não tem propriamente dizendo um conflito, daqueles que o casal precisa enfrentar se quiser ficar junto, o único conflito que eles enfrentam é com eles mesmos. A Val passa pela fase delicada e, por conta disso, acaba se afastando do mundo. Se aproximar do Matt leva algum tempo até ela se sentir segura com isso. E em algum momento, o Matt vai passar por uma situação que o fará fugir da Val também.
Com uma pitada de drama (amo, me julguem), Inefável é um livro amorzinho, fácil de ler, leitura fluída, capítulos dinâmicos. Uma história bem-contada. Um livro realmente inefável.