top of page

Resenha #56 - LÚCIDO, PAULO H. GRIMM




Informações técnicas:


Título: Lúcido

Autor: Paulo H. Grimm

Editora: Independente

Ano: 2018

Páginas: 211 (ebook Kindle)

Sinopse: Um professor ansioso, impulsivo e perturbado vê sua vida de maneira diferente quando seu alicerce desaparece. A partir deste momento, o personagem reflete sobre questões não resolvidas no passado enquanto descobre quão grande são as formas de amar e a relatividade sobre os valores da vida e a sabedoria do homem.


Resenha:

“Nunca pense que está bem tudo bem só porque não lhe disseram que não está”.

Em Lúcido o leitor acompanha a vida de um simples professor e o seu dia a dia, muito por vezes também com divagações de outros momentos da sua vida. O livro é narrado em primeira pessoa, mas ocasionalmente em algumas partes, em segunda. Não há muito em que se aprofundar sobre o enredo da trama.


O personagem do livro — o qual o autor não revela o nome — tem um passado não resolvido. Em algumas partes do livro, ele parece se dedicar a tentar se reaproximar de alguns colegas que se afastaram por algo que, a menos que avancemos na leitura, não sabemos do que se trata. Também o acompanhamos narrando em segunda pessoa até descobrirmos se tratar de uma mulher que, primeiramente ele a “conhece” em um sinal e depois a reencontra em uma cafeteria. A moça entrega um panfleto de uma festa, que apesar de não recusar, nosso personagem tem dúvidas se vai ou não, exatamente por uma experiência ruim. No dia seguinte, eles se esbarram novamente, trocam algumas palavras e a moça o convida a uma reunião de um grupo chamado “T.A.”, o qual ele decide ir.




“Muitas coisas não podem machucar pois eu já estou completamente ferido”



Samantha, a moça dos folhetos, é compromissada com Greg, um personagem que se revela muito carismático durante a trama. Ambos conduzem as reuniões do “T.A.”, o Trouxas anônimos.


Eu gostei muito da narrativa do autor, tem uma fluência gostosa e interessante, e apesar das mudanças bruscas nos parágrafos — o personagem sempre decide narrar sobre alguma coisa que aconteceu no passado quando está refletindo sobre algo do presente — a estrutura da história não é algo que atrapalhe ou faz o leitor se perder na leitura. A trama também conseguiu me prender com facilidade acerca do passado da personagem e do ocorrido.


Apenas dois pontos negativos na história: embora o autor escreva muito bem, o manuscrito precisa de uma revisão melhor, mas os erros encontrados não são nada absurdos nem atrapalha a narrativa, mas há alguns errinhos e principalmente na pontuação de diálogo. A diagramação é bem simples, mas de determinado ponto até o final, todo o texto está em negrito, o que pode incomodar bastante durante a leitura.


Do mais, Lúcido é um livro que me agradou bastante, onde o personagem é cativante e real, uma trama e a narrativas bem-desenvolvidas e fluídas.


O livro está disponível em e-book na Amazon.

bottom of page