top of page

Resenha #62- O Caso Schawer por Siena Rios, Julie Trandafilov


Informações técnicas

Título: O Caso Schawer por Siena Rios

Autor: Julie Trandafilov

Disponível no Wattpad | Em andamento até o momento (12/10/18)

Resenha:



Siena acaba de se formar no curso de psicologia e abre o próprio consultório. O começo para ela não é muito fácil. Tem poucos pacientes, alguns deles sequer voltam, e conforme os dias passam, ela começa a desanimar.



É numa ligação súbita, então, que sua vida começa a mudar de rumo. Um novo paciente está em busca dos seus serviços. Quer um atendimento quase que de imediato. Eles marcam um horário e logo o novo paciente surge em seu consultório — um menino de seis anos — acompanhado de mais dois homens, um deles, inclusive, precisa carregá-lo no colo.



A primeira sessão é infrutífera. Siena tenta começar pelo básico, mas nenhum dos três colaboram. O que parece ser pai do menino se faz apenas resmungar, e o maior deles, que carrega o menino no colo, igualmente não fala nada, e a criança parece tão traumatizada com alguma coisa que, além de não dizer sequer uma palavra, seu corpo até mesmo parece sem vida, pois ele não mexe um músculo.



Durante as sessões seguintes, Roy — o pai do menino, um homem que também parece traumatizado ao extremo — explica a situação: o menino simplesmente não se mexe e não diz nada. Passara por diversos outros psicólogos, mas ninguém conseguiu ajudá-lo, tantos outros sequer se propôs a consultar a criança — por causa de Roy e dos acontecimentos em sua vida.



A missão de Siena é ajudar Ace a lidar com seu trauma — que ela não faz a mínima

ideia — e fazê-lo ser uma criança normal outra vez.



Enquanto tenta ajudar a pobre criança, e também seu pai, tão traumatizado quanto, Siena vai, aos poucos, descobrindo mais sobre essa família e os traumas que envolvem pai e filho.



Ela só não esperava, contudo, que essa grande mancha em Roy e Ace fosse a envolver também, fazendo sua vida virar de ponta-cabeça.




Considerações pessoais


O Caso Schawer por Siena Rios é um thriller psicológico com muitos, mas muitos gatilhos. É um livro que te deixa nervoso, apreensivo, ansioso. Nos primeiros capítulos, eu não consegui parar de ler, sempre na sede de saber o que de fato aconteceu de tão importante com Roy e Ace pra deixá-los traumatizados daquela maneira. O livro foca bastante nas sessões da psicóloga e da metodologia que ela utiliza para fazer a criança ter qualquer tipo de reação. Ocasionalmente, claro, o livro traz outras situações entre as personagens e até um pouco da backstory de Roy, que já na infância tinha sofrido um trauma.



Apesar dessa pegada de suspense que faz o leitor não parar de ler, a certa altura, o livro se tornou um pouco cansativo pra mim (até o momento dessa resenha haviam 92 capítulos postados), principalmente depois de uma boa parte do trauma do Ace ser revelado, e o foco do livro continua sendo as sessões do pequeno, que evoluí muito.



Mas é nos picos de tensão da história que a autora consegue quebrar a narrativa exaustiva em certas partes, trazendo mais suspense e apreensão pro enredo da trama.


É um livro bem escrito, mas só recomendável pra quem tem estômago e não se importa com gatilhos. Vale a pena acompanhar esse thriller de tirar o fôlego.


bottom of page