top of page

Resenha #63 - As Estações do Medo

Informações técnicas:

Título: As Estações do Medo

Autores: Pablo Madeira, Renan Merlin, Helena Dias, Lucas França

Editora: Xeque-Matte

Ano: 2017

Páginas: 208

Resenha:


Não se engane com cidades pequenas e de atmosfera pacata. É nesse tipo de lugar — longe de tudo, de todos, escondido no mapa — que as coisas mais terríveis podem acontecer. Com Fontesville não poderia ser diferente. Seus habitantes são misteriosos e escondem segredos. Forasteiros não são bem-vindos e, muitos dos que chegam, jamais vão embora.


Em As Estações do Medo, somos apresentados a quatros contos, escritos cada um por um autor diferente, ambientado cada um em uma estação do ano. Embora os contos sejam distintos, e seja possível lê-los separadamente, eles sempre se interligam no final.


É um livro bom, com bons contos, com uma abordagem e proposta diferentes e que atrai o leitor. No primeiro conto, Primavera, do Pablo Madeira, somos apresentados a Clarice, que resolve viajar até Fontesville para passar um momento com o filho, Adam, depois de uma crise no casamento. No percurso, porém, ela cai em uma armadilha e se vê correndo risco — juntamente com outros turistas que ela encontra. Ela precisa fugir, mas, antes, precisa salvar o filho.


No Verão, de Renan Merlin, Eidan é um recém-formado em jornalismo que viaja até Fontesville para descobrir mais sobre o incêndio na mansão da família Bolton, onde um dos empregados mortos era seu parente. Durante suas investigações ele descobre sobre um orfanato e suspeita de que as crianças possam sofrer maus-tratos. Mas nem tudo é o que realmente parece.


Outono, de Helena Dias, Mônica pensou que seria o disfarce perfeito se esconder em uma casa de repouso para crianças, disfarçada de psicóloga, no intuito de atrair o espírito da irmã morta em um ritual interrompido, meses antes. Ela só não sabe que, em vez de atrair, é ela quem está sendo atraída.


Em Inverno, o último conto do livro, de Lucas França, Kevin é uma criança que perdeu os pais em um acidente e, no hospital, presencia algo capaz de fazê-lo não ser mais o mesmo. Sua tia o leva para morar na cidade de Fontesville, em um castelo, e o leitor é levado a descobrir a raiz do mal que cobre a pacata cidade.



Considerações pessoais


O livro traz uma abordagem e uma proposta muito interessante. Os contos têm uma carga na medida certa de terror e suspense, envolvendo sangue, espíritos e rituais. O fato de eles se interligarem, apesar de podermos lê-los separadamente, é um diferencial no livro que desperta interesse e faz a leitura valer a pena.


bottom of page