top of page

Resenha #65 - Trilogia Não Conte a Ela, R. Christiny

Informações Técnicas

E se Ela Soubesse #1

Páginas: 311 (ebook Kindle)

Ano: 2016

Editora: Rouxinol

Ela Sabe #2

Páginas: 234

Ano: 2016

Editora: Rouxinol

Todos Devem Saber #3

Ano: 2017

Páginas: 338 (ebook Kindle)

Editora: Independente

Autora: R. Christiny

Resenha

O primeiro livro, E se Ela Soubesse, traz a história de James Marconi — um homem preso em um manicômio depois de cometer um crime (e acusado de outro). Ele é constantemente submetido a torturas psicológicas e físicas durante (ou não) interrogatórios por um agente do FBI. Em um dos seus surtos, James acaba agredindo o tal agente, que logo é substituído pela sua sobrinha, Anna Godoy. Diferente do tio, ela não usa métodos de tortura para (tentar) tirar informações do condenado.


Embora preso no manicômio, James sempre escreve cartas a mãe, que é enviada por intermédio de uma das enfermeiras do local, de quem o homem é muito amigo. Nos últimos tempos, porém, ele não recebe respostas das cartas, o que o deixa preocupado e na vontade de entender o que há com a mãe. Além disso, ele quer visitá-la para o Natal. Bolando um plano (e com a ajuda da enfermeira) ele consegue fugir do manicômio.


Em sua fuga, porém, ele encontra no caminho a agente Anna, que está com a sobrinha durante as festividades do Natal. Embora ele saiba o perigo que corre estando tão perto assim da agente, e apesar de tentar ficar o mais longe de Anna a todo custo, o contrário acontece: ele se vê cada vez mais próximo dela, que não o reconhece por conta do “disfarce” dele.


Essa aproximação com Anna o fará conhecer mais da agente e da sua vida que também parece conturbada e repleta de segredos, fazendo-o criar um laço improvável com a moça, que não pode saber quem ele realmente é.


O segundo livro, Ela Sabe, é uma continuação direta do primeiro. Nessa segunda parte da história, Anna agora tem ciência de que Max é, na verdade, James Marconi, o condenado preso no manicômio que ela usualmente interrogava e tentava desvendar o que o levou a cometer tais crimes. Mas, calma, nem tudo é o que parece.


O segundo livro traz tantas outras surpresas e revelações também, e uma das buscas das personagens é pela verdade para inocentar James de um crime a qual ele foi acusado, mas não cometeu — além de, claro, de ajudar o homem a recuperar um pouco de suas memórias perdidas com tantos métodos de tortura. Nesta parte, a história de Anna, pouco a pouco, vai ser interligando com a de James, e as informações que vamos tendo da história começam a ganhar mais sentido, até que temos um plot-twist muito bom.


A busca para todas essas respostas não vem fácil, claro. James tem sua vida posta em perigo durante praticamente o livro todo, além das várias alucinações que o acometem durante o transcorrer da história. Como fugir da morte que parece persegui-lo?


No desfecho da trilogia, em Todos Devem Saber, todas as pontas são amarradas, os segredos são expostos e tudo então passa a fazer mais sentido. Temos uma mudança radical no comportamento de Anna e uma busca incessante de prender o verdadeiro culpado pelo crime que James foi condenado sem ter cometido. Como nos outros dois, temos um pouco de suspense, mistério e muitas mortes, inclusive de personagens a quem nos apegamos durante o decorrer da história.



Considerações pessoais


Não Conte a Ela é uma trilogia razoável, que tem uma premissa boa e uma história em potencial, um plot-twist no segundo livro que surpreende, e um desfecho morno no último livro. São bons livros, nada extraordinário, muito porque a trama tem incoerências (que não vou me aprofundar aqui, mas quem ler e tiver um olhar mais crítico e aguçado sacará durante a leitura) que empobreceram a narrativa e o enredo. O primeiro livro é bem cheio dessas incoerências com a realidade, alguns acontecimentos absurdos, além da revisão pecar um pouco. O segundo livro melhora, surpreende com o plot-twist e tem mais coerência que o primeiro. A revisão também é melhor. O terceiro livro achei desnecessariamente longo. É arrastado, tem um desfecho morno e mais algumas incoerências em relação à realidade, e a revisão novamente pecou. Os livros estão disponíveis em formato físico também, mas falo, nesta resenha especificamente, dos e-books. Não posso dizer se as versões físicas tiveram algumas mudanças na estrutura da história e revisão.


Pra finalizar: é uma história que tem um bom potencial, boa premissa, só precisa de um olhar crítico que aponte o que precisa ser modificado e melhorado para tornar a história realmente boa.


bottom of page