top of page

Resenha #66 - Inferno no Ártico

Informações Técnicas

Título: Inferno no Ártico

Autora: Claudia Lemes

Páginas: 308

Ano: 2018

Editora: Independente

Resenha:

A detetive brasileira Barbara Castelo acaba de se mudar para a cidade de Barrow, no Alasca, num período onde a escuridão reina por sessenta dias seguidos. Filha de um americano e uma brasileira, ela seguiu os passos do pai e entrou para a Academia de Polícia, tornando-se detetive. A mudança para Barrow não é em busca de crescimento profissional. Afinal, o que uma cidade pequena no Alasca pode oferecer a ela? Ela tem outros motivos, e mesmo assim, sua escolha é um tanto quanto estranha para alguém que sofre de uma fobia irracional do escuro se mudar para uma cidade em que ficará submersa em noites polares por dois meses.


Bruce Darnell é seu parceiro, com quem ela não se dá muito bem. Quando uma criança é encontrada morta nas redondezas, Barbara precisará se entender com seu colega de profissão se quiser desvendar e solucionar o crime que é — para ela — seu primeiro caso de homicídio.


As pistas encontradas no local não são favoráveis, e ela acaba recorrendo a um fórum na internet onde tem a oportunidade de se comunicar com outros detetives, inclusive experientes, para ajudá-la no caso. É nesse fórum que ela conversa com Louis, e o homem acaba lhe dando alguma direção no caso: o crime pode se tratar de um ritual satânico. E ela logo é avisada: novas vítimas serão feitas.


Louis já vira casos iguais, cometidos pelo mesmo assassino, e sabe de quem se trata. Ele, inclusive, passou anos da sua vida tentando prender o responsável pelos sacrifícios, mas sem êxito. E Barbara descobre que o velho investigador estava certo: outra morte, com o mesmo modus operandi acontece.


A detetive então se depara com algo maior: quem quer que esteja fazendo o tal ritual promete finalizá-lo com algo grandioso. Agora, Barbara precisa pegá-lo antes que ele cumpra seu ritual macabro.



Considerações pessoais


Sinceramente eu ainda não sei por que fico surpresa com os livros da Claudia. Utilizando-me de toda licença poética, pra não cometer nenhuma incoerência de linguagem, afirmo com toda certeza: ela é uma puta duma escritora do caralho.


Inferno no Ártico é um livro arrebatador desde a primeira linha. O enredo e a ambientação ricos em detalhes e coerentes nos mostram que a autora se preocupou e muito com um estudo aprofundado do tema abordado e onde a história se passaria. As personagens são reais, cativantes, nos fazem torcer por elas o tempo todo. A escrita traz tensão e suspense, e flui muito facilmente — quando você der por si, já terá lido o livro todo.


O plot-twist é um dos pontos geniais da trama, nos pega completamente de surpresa e deixa a gente boquiaberto, sem acreditar. Em nenhum momento se desconfia daquele personagem — você inclusive torceu por ele!


Uma trama bem narrada, sem incoerências, com um bom plano de fundo, backstory tão cativante e intensa quanto a narrativa principal. Um livro que veio pra provar porque Claudia Lemes é um dos nomes mais renomados no meio da literatura policial.


bottom of page