top of page

Entrevista - Autora Kamila Cavalcante

Entrevista com Kamila Cavalcante, autora de Periguete Apaixonada.

1. Antes de tudo, Kamila, gostaria de agradecer pela sua participação aqui no blog. Estou muito feliz pela nossa parceria. Sobre ser escritora, quando e como tudo começou?

R: Eu que agradeço pelo carinho, também estou super feliz e animada com essa parceria. Bom, desde pequena sempre gostei muito de livros, escrevia versinhos e até peças de escola, mas em 2014 conheci o Wattpad e depois de uma decepção amorosa (tinha que ser haha) comecei a escrever meu primeiro livro, Entre Segredos e Verdades.



2. Sabemos que é uma realidade quase utópica viver da escrita, sendo assim, além de ser escritora, atualmente qual sua profissão? E como você concilia escrita e trabalho?

R: Bom, atualmente estou me dedicando apenas à escrita. Claro que não é um mar de rosas, mas minha prioridade são os estudos e como pretendo começar a faculdade esse ano, optei por esses dois.



3. Você tem algum método de escrita? Costuma fazer plot ou esquemas com resumos das suas histórias, planejamentos, ou escreve conforme o fluxo de ideias surge em sua cabeça?

R: Depende muito. Meu primeiro livro, Entre Segredos e Verdades, era uma história completamente diferente da que conhecem hoje. Meu segundo livro, Periguete Apaixonada, de certa forma também, não planejei muito, foi mais o fluxo de ideia surgindo. Mas meu terceiro livro foi totalmente planejado. Eu tenho um caderno em que sempre anoto ideias e nele eu fazia alguns rascunhos e montei um roteiro do que queria escrever. Claro que houve algumas modificações, mas, ao mesmo tempo, foi fiel ao roteiro.


4. Tem algum livro publicado em físico? Se sim, qual foi sua maior dificuldade em publicá-lo?

R: Meus dois primeiros livros foram publicados pela Editora Nix. Felizmente não tive dificuldades quanto a isso. Fui abraçada pela Editora quando ela abriu, e pouco depois que finalizei o livro, ela o publicou em formato e-book na Amazon e, na bienal de São Paulo de 2016, foi publicado em formato físico. Infelizmente a Editora já não publica mais, mas ainda tenho os últimos exemplares que adquiri, para que alguns dos meus leitores ainda possam tê-los.



5. Fale-nos um pouco dos seus projetos para 2017.

R: Em 2017, minha cabeça está a todo vapor e meu notebook trabalhando muito em conjunto. Estou com a previsão de lançamento do meu novo trabalho em Março. O nome ainda é provisório, mas logo poderão saber mais! É um segredo que estou mantendo entre mim e minhas betas.


6. Sobre bloqueios criativos, como você lida para superá-los?

R: Eu choro! Mentira... Quer dizer, às vezes acontece, mas, normalmente, assisto séries e ouço músicas. Sou viciada em Grey’s Anatomy, Supernatural e Maroon 5.



7. De onde vem as inspirações para suas histórias? E como você busca escrevê-las? Você prefere temas e gêneros mais clichês, porque, de uma forma ou de outra, são mais comerciais e atraem mais leitores, ou você busca inovar nos temas para, realmente, fugir um pouco do “mais do mesmo” que vemos todos os dias por aí?

R: Depende. Às vezes vem de uma música, outras vezes de um sonho. A maioria são histórias aleatórias que me vem do nada, como o conto “Quatro Garotas e Um Cafajeste”. Sobre o gênero, escrevo o que gosto de ler. Acredito que meu primeiro “clichê”, Mais Que Virtual, nem é um clichê verdadeiro, digo que é apenas por conter um triângulo amoroso, mas fora isso, nada mais, rs. Até acho divertido que na maioria das avaliações dos meus e-books, dizem que não é clichê. Afinal: um traficante e uma periguete? Uma youtuber, um empresário e um cara que ela conhece pela internet? Uma estudante de moda e um arquiteto que têm a vida rodeada de segredos bem cabeludos? Um rapaz que tem quatro namoradas e quer terminar com três delas no dia dos namorados? Talvez alguém ache clichê, mas ainda não vieram me dizer isso, kkkkk.



8. Qual das suas histórias você tem um carinho em especial e por quê?

R: Tenho um carinho muito especial por “Entre Segredos e Mentiras” que sequer terminei de escrever. Acho que é exatamente esse carinho que me impede de seguir enfrente com ela. É uma história muito tocante para mim.



9. Você tem manias ou rituais durante a escrita? Se sim, nos diga quais.

R: Não sei bem se é mania, mas gosto de ter uma garrafa de água, meu fone, celular e uma caixa de Bis tradicional enquanto escrevo. Café também é algo que valorizo ali comigo, rs.



10. Você tem algum escritor ou escritora preferido que usa como referência na sua escrita?

R: Eu sempre fui apaixonada por Nora Roberts, mas tenho amigas escritoras que me inspiram muito: Carlie Ferrer, Míddian Meireles e Tatiana Pinheiro são os primeiros nomes que me vem à cabeça.



11. Uma das coisas que mais me admira num autor, seja ele famoso ou anônimo, é a sua humildade em interagir com os seus leitores. Você costuma interagir com os seus? Se sim, como é essa experiência de estar próximo deles?

R: Tenho um grupo no Whatsapp com leitores, sempre que posto algo no Wattpad, aviso da existência do grupo para quem quiser participar. Diariamente estou lá no grupo, Guetes da Kami, conversando com elas. Somos bem amigas e adoro os surtos dela quando tenho novidades. Uma coisinha que posto e elas começam a brigar comigo e criar teorias.



12. Para encerrarmos, sabemos que o mercado literário é um mercado competitivo, ainda mais no Brasil, onde a literatura brasileira parece ser desvalorizada e com uma população que mal lê. Com isso, o que te motiva a continuar escrevendo?

R: Meus leitores, sem dúvidas. É incrível como eles se animam e isso me dá ânimo também. É uma sensação maravilhosa.




Quer conhecer um pouco mais da autora? CLIQUE AQUI e veja sua biografia! Lá você encontra também informações sobre suas obras, seus respectivos links e redes sociais.


bottom of page