top of page

Cine Resenha: Filmes #3 - A Garota Dinamarquesa


Informações técnicas:

Título Original: The Danish Girl

Origem: Estados Unidos

Ano: 2015

Gênero: Drama/ Biografia

Direção: Tom Hooper

Roteiro: Lucinda Coxon

Adaptação de: A Garota Dinamarquesa (livro), David Ebershoff, inspirado na vida de Lili Elbe e Gerda Wegener.

Duração: 119 min.




Eddie Redmayne vive o pintor Einar Wegener, na década de 1920. Casado com Gerda Wegener (Alicia Vikander), os dois formam um casal de pintores. Ele, já reconhecido; ela, ainda tentando conseguir espaço com suas obras. Enquanto Einar prefere pinturas de paisagens, Gerda se foca em retratos. Assim, ela tem uma modelo, uma bailarina, Ulla (Amber Heard), de quem está fazendo um retrato.


Numa das sessões de pintura, Ulla não consegue comparecer, e, por isso, Gerda pede a Einar para pousar como se fosse a modelo, vestindo a meia-calça e a sapatilha e colocando o vestido na frente do corpo, para que ela tivesse apoio em seu trabalho.




Ulla aparece não muito depois, flagrando a cena, e, num momento descontraído, os três brincam sobre a situação, apelidando Einar, naqueles trajes, de Lili.


Mais tarde, convidados a irem a uma festa, Einar e Gerda decidem fazer uma brincadeira, e Einar se veste de “Lili” e acompanha a esposa à festa como uma personagem chamada Lili Wegener, que seria prima de Einar. É a partir desse momento que Einar começa a notar mudanças sobre sua identidade de gênero. Apesar de, desde antes disso, ele dar alguns sinais mais femininos.


Assim, ele começa a se vestir de mulher na ausência da esposa, e, eventualmente, a se encontrar com um homem — Henrik (Ben Whishaw). Quando Gerdar descobre sobre o “transtorno” do marido, passa a buscar ajuda médica e psicológica para Einar, sendo ele, a cada vez, diagnosticado com doenças diferentes.






Até que, em dado momento, um médico lhe fala sobre a cirurgia de mudança de sexo, sendo Lili Elbe uma das primeiras pessoas a se submeter a tal cirurgia, e se tornando, posteriormente, um dos símbolos da comunidade transgênera.

© 2018 por Só Mais Este Capítulo 

bottom of page