Cine Resenha: Filmes #4 - Você é o Próximo
Informações técnicas:
Título Original: You’re Next
Origem: Estados Unidos
Ano: 2013 (Brasil)
Gênero: Terror
Direção: Adam Wingard
Roteiro: Simon Barrett
Duração: 151 min.
A família Davidson se reúne para uns dias de descanso em sua casa luxuosa numa cidade afastada. O que eles não sabem é que, pouco tempo antes, um grupo de homens mascarados fez duas vítimas nas redondezas e que eles serão os próximos. Sem perceber que são vigiados, a família Davidson está alheia ao perigo.
Erin (Sharni Vinson) é a namorada de Crispian Davidson (A.J Bowen), uma garota simples que, visivelmente, está deslocada e retraída por ter de conhecer os pais ricos de seu namorado. Não muito tempo depois, o restante da família chega — os outros três filhos do casal e seus respectivos cônjuges — e se reúnem em torno da mesa, então, para o jantar.
É em volta da mesa que o primeiro ataque contra a família Davidson acontece, fazendo sua primeira vítima. O pânico se instala no mesmo instante, e, apesar do terror e perigos iminentes, Erin se mostra o completo oposto do que aparentava ser. Ela é a única a agir de forma estratégica para preservar suas vidas.
No entanto, enquanto tenta se proteger dos perigos lá fora, ela nem desconfia que o maior perigo está dentro da casa.
O filme traz personagens mascarados que começam a fazer vítimas, aparentemente sem motivo, e foi impossível não me recordar do filme “Pânico”. As mortes dos personagens foram criativas e diferentes, e o desfecho, pra mim, bem previsível. Mas, o que mais me chamou a atenção nesse filme foi o papel desempenhado por uma das personagens femininas. Se antes os filmes de terror retratavam vítimas femininas correndo, gritando e procurando proteção nos mocinhos, em Você é o Próximo esse estereótipo é quebrado de uma forma incrível.
Erin, na verdade, é quem dá cabo em todos (isso mesmo, minha gente, em todos) os mascarados que tentam matar ela e seus amigos. Só pelo fato de o filme ter retrato uma personagem feminina tão forte e destemida, merece ser indicado e assistido!