top of page

Resenha #34 - Ácido & Doce, A Rosa Fatal, Raphael Miguel

Informações técnicas:

Título: Ácido & Doce, A Rosa Fatal

Autor: Raphael Miguel

Editora: Xeque-Matte

Ano: 2017

Páginas: 256

Onde comprar: Editora


Sinopse: Apesar de desolado com a partida de sua amada amiga Lívia G. para tentar realizar o sonho de se tornar uma modelo internacional na França, Alejandro Vidal Braga seguiu em frente e tornou-se um rapaz ambicioso, totalmente movido pela ganância, embora dono de uma personalidade dúbia que o deixa em xeque. Mas, o retorno de assuntos do passado promete fazer com que Alejandro tenha que adotar novas posturas de atitude e comportamento ao ponto de tornar-se irreconhecível aos olhos dos próprios pais em busca de aceitação e identidade própria. --- Eveline é uma jovem bonita, charmosa e atraente que guarda muitos segredos de um passado nebuloso e sombrio. Ainda que seus motivos sejam desconhecidos, a garota misteriosa parece estar determinada a terminar de destilar seu plano de vingança contra o homem que lhe fez sofrer. Eveline tem contas para acertar e ninguém poderá ficar em seu caminho.

--- Acompanhe a trama de ÁCIDO & DOCE sob a ótica de dois personagens e prepare o coração para se impressionar do início ao fim com um enredo inovador repleto de reviravoltas, subtramas, conspirações, encontros e desencontros. Com pitadas de suspense, erotismo, drama, mistério e intrigas, ÁCIDO & DOCE é um romance urbano diferente, sensual, eclético e frenético que promete muitas surpresas. Experimente diversas sensações que irão do ácido ao doce em cada página.


Resenha:

“Quem sou eu? Existem tantas respostas para esta pergunta, mas nenhuma delas será uma resposta completa.”




Alejandro Vidal hoje é um homem ambicioso e bem-sucedido em sua profissão. Esforçou-se ao máximo para isso e tem orgulho do seu trabalho. Anos antes, contudo, quando ainda era um jovem, Alejandro cultivava um amor platônico pela linda Lívia G. Disposto a falar dos seus sentimentos e munido de um bilhete e uma rosa, Alejandro aguardava ansiosamente pela saída a menina da escola de idiomas. Mas as coisas não saem como ele planejara, e a conversa que tanto ansiou não acontece, e tudo o que ele consegue é apenas entregar a rosa e o bilhete, deixando escapar sua única oportunidade de falar com a moça.


Agora, oito anos depois, ele seguiu em frente e se tornou um homem ganancioso. Essa ganância nos é comprovada logo nos primeiros capítulos, com uma apresentação do personagem, nos mostrando um pouco da sua personalidade e o trabalho que desempenha.


Alejandro leva uma vida bastante rotineira de exercícios e seu trabalho na Seguradora Munhoz e se apresenta como uma pessoa muito centrada e “certinha”, e, em certo nível, muito tímido. Sua postura começa a mudar gradualmente quando uma pessoa do seu passado retorna e o estimula a sair da sua zona de conforto, levando Alejandro por um mau caminho, digamos assim, e ele passa a ter um comportamento completamente fora do comum em busca de alguma aceitação por parte dessa pessoa do seu passado. Torna-se alguém facilmente manipulável e influenciável.


Em paralelo ao conflito de Alejandro, o autor nos apresenta Eveline, uma personagem totalmente surpreendente em vários aspectos. É uma personagem de personalidade forte e marcante, com trejeitos charmosos e sensuais que carrega um passado desconhecido e sombrio. Está no Brasil em busca de vingança contra Celso G., seu tio, por motivos que só compreendemos no final do livro. A moça tem um plano muito bem traçado, mas que no decorrer da história se vê obrigada a adaptar um novo plano se quiser executá-lo.


“Portanto, não vou clamar por perdão ou misericórdia. Não por orgulho, mas pelo fato de que tenho plena consciência de que eu mesma me meti nessa confusão. Se cheguei a esta situação, foi por causa de diversas e reiteradas escolhas que fiz durante a vida. Deus não tem nada a ver com isso, nem mesmo o tal destino.”






Durante toda a história, a partir dos fatos apresentados, fica claro de que as vidas de Alejandro e Eveline vão se cruzar em algum momento, e eu em particular até achei que isso aconteceria por causa dos planos de vingança da moça. Realmente, os dois se encontram, perto do desfecho, mas de uma maneira inimaginável, frustrando a ideia que eu tinha de como isso aconteceria, mas me surpreendendo também, porque acontece de um jeito inesperado.


A história é narrada em primeira pessoa, alternando a perspectiva entre os dois personagens de uma forma bastante criativa e diferente do que estou acostumada a ver. O livro tem uma pitada muito interessante de erotismo e suspense, uma narrativa instigante e deliciosa. A trama toda é muito bem construída, e o final te faz implorar por uma continuação.


Ácido & Doce foi meu primeiro contato com o livro do autor e estou satisfeita com a história, o enredo, com o modo como ele conduziu o drama de cada personagem. Vale muito apena conhecer esse romance urbano repleto de sensualidade e mistério.


“No fim das contas, não existe destino, apenas escolhas.”

bottom of page