top of page

Resenha #36 - Mercy, Cacio Silva

Informações Técnicas

Autor: Cacio Silva

Ano: 2017

Páginas: 104

Editora: Xeque-Matte

Onde encontrar: Editora

Sinopse: A vida da jovem Mercy parecia ser normal. Era casada, sendo que, mesmo com as dificuldades financeiras, tinha uma vida aparentemente estável e uma família em que o amor imperava. Enquanto vivia esta ilusão de vida perfeita, uma visita misteriosa a obriga a questionar suas origens, forçando-a a tirar satisfação com seus pais, descobrindo ter sido adotada. A partir daí, em busca de respostas e de uma herança deixada por sua mãe, Mercy muda-se para a cidade onde sua família biológica viveu e ao escolher percorrer este caminho, perceberá o quão difícil tudo viria a se tornar, mas para encarar este mundo, estaria disposta a sacrificar tudo, inclusive suas relações.

Resenha


Mercy leva uma vida aparentemente perfeita, apesar de alguns problemas financeiros. Casada com Ben, tem uma família que a ama e é feliz em seu casamento. Até que certo dia, a visita de um estranho traz à tona a verdade sobre suas origens. Segundo Luke, o advogado que aparecera em sua casa,


ela é a última herdeira da família Carter. Num primeiro momento, a moça não acredita em tal revelação e decide questionar os pais. Logo, descobre que foi adotada.


Buscando por respostas sobre suas origens e a família biológica e na intenção de receber a herança deixada por sua mãe, ela e o marido se mudam para a cidade onde os Carter viviam.


Ao se mudarem, os dois conhecem o casal Sam e Sophia, que são seus vizinhos. A partir dessa mudança de cidade, a vida de Mercy como um todo começa a mudar também.



“Algumas pessoas têm mais facilidade para lidar com a perda, eu não era uma dessas, que com o passar da gravidez, me sentia menos preparada para tudo que o universo infantil exigia. Sentia-me suja, não seria uma mãe digna. Eu estava doente.”





Para receber sua herança — que por ora se encontra bloqueada pela justiça — Mercy precisa provar primeiramente que é realmente uma Carter, e para isso, é necessário se submeter a um exame de DNA. Enquanto espera pelos resultados, a jovem moça segue com sua pesquisa para descobrir o que houve com seus pais e o porquê fora deixada para a adoção.


A vida ao lado de Ben também começa a desmoronar pouco a pouco. O marido parece mais distante e sua súbita amizade com a nova vizinha a incomoda. Sem o apoio necessário do marido nessa sua nova fase da vida, a única pessoa em que ela encontra ajuda para descobrir mais sobre sua família é o esposo de Sophia, o Sam.


Em paralelo à história principal, em primeira pessoa temos um interlúdio narrado por Olívia Carter, a mãe biológica da Mercy, com a sua própria trama com Vince Parker, e de como seu envolvimento com ele, rejeitado por seus pais, traçou um destino diferente para si, sua família e a sua filha.





Considerações pessoais


Mercy é um livro pequeno, com apenas pouco mais de cem páginas. Se você procura uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo prazerosa, Mercy é uma boa indicação. Dá pra ler em um dia, no máximo dois. Por ser o livro estreia do autor, obviamente é meu primeiro contato com sua escrita e eu fiquei muito satisfeita com a história do Cacio.


A narrativa é rápida, agradável e fluída e isso se dá muito pela estruturação da história que, na minha opinião, está mais para um conto ou novela do que para um romance. A escrita é sucinta e direta, sem muitos preenchimentos na narração, e, apesar de uma narrativa concisa por parte do Cacio, eu me senti satisfeita com as informações que ele passa acerca de toda a trama. Não me pareceu haver lacunas que possam atrapalhar o entendimento da obra e o seu desenvolvimento por conta do modo sucinto que ocorre a história.


Há pequenos erros de ortografia e gramática bem óbvios também, mas nada que atrapalhe a leitura ou a fluência. A diagramação é bem clean e muito bonita e o tamanho da fonte ideal para não cansar o leitor.

bottom of page