top of page

Resenha #37 - Apenas Viva Sem Mim


Informações técnicas:

Título: Apenas Viva Sem Mim

Autor: Maria Eduarda

Editora: Xeque-Matte

Ano: 2017

Páginas: 111

Onde Encontrar: Editora

Sinopse: "Minha mãe costumava dizer que a dor sentida nunca poderia ser escrita. Eu nunca concordei com essa frase, até o dia que perdi o nós." O jovem casal Andrew e Maryui eram perfeitos, aos olhos de todos. Tinham uma ligação esplêndida, ambos faziam tudo um para o outro. Mas, acidentes acontecem. E são capazes de transformar o mundo, ou pelo menos, o mundo específico de alguém. Quando tudo é alterado em uma noite simplória de sábado, as chamas consomem o amor existente restando só culpa, medo e desconfiança entre o que é visto e o que é a verdade absoluta. Cabe a Andrew, então, recuperar-se das queimaduras e encontrar a realidade em seus sentimentos pela esposa, mas ele acaba adentrando no mundo obscuro de Maryui – e isso pode o levar à ruína.




Resenha



“(…) fazê-la feliz se tornou a minha definição de vencer na vida.”


Em uma noite de sábado, para atender ao pedido da esposa venerada, Andrew vai até a loja de conveniência comprar sorvete ela. Nesse pequeno meio-tempo, um grave acidente acontece e desestrutura a sua vida no ano seguinte.


O casal, antes cúmplices e apaixonado, passa a se estranhar após o traumatizante acidente. Andrew está distante e evita a esposa, e Maryui parece mais provocativa, sempre tentando de algum modo chamar a atenção do marido. Ainda assim, Andrew tem uma veneração fora do comum pela esposa, o que parece destruí-lo de alguma forma também.






“É que as pessoas possuem formas estranhas de demonstrar que amam umas às outras.”





Por conta desse acidente, dia após dia, então, tudo o que Andrew tenta é se recuperar do trauma, fazendo uso de medicação e frequentando o psiquiatra. Aos pouquinhos vamos conhecendo, de forma intercalada, um pouco de relatos da vida do casal antes de todo o acidente, o que nos faz ter uma ideia do que aconteceu, já que somente no desfecho temos um real conhecimento do acontecido daquela noite de sábado.





“— Maryui, eu juro que daria todos os meus sonhos para você. Porque no final, você é a junção de todos eles.”




É narrado em primeira pessoa pela perspectiva do Andrew, mas temos algumas partes narradas pela Maryui através do seu diário, que são de suma importância para entendermos seu comportamento e a trama.



Considerações pessoais


O livro é bem pequeno, com apenas 111 páginas, mas o suficiente para nos deixar aflitos. Do segundo capítulo em diante eu não consegui ler a história sem me sentir extremamente angustiada, com um peso no peito. A história aborda sobre depressão, então acredito que por isso tenha esse peso, essa aflição em cada página, e eu gostei de como esse livro me emocionou. A narrativa, como já disse nas Primeiras Impressões, tem fluidez, delicadeza e até mesmo um pouco de poesia. A autora tem uma narrativa muito leve, delicada e emocionante. Eu me senti muito tocada com a escrita e a história dela.


A diagramação está bonita, mas me incomodou um pouco algumas partes do diário da Maryui que são em letras cursivas, achei a fonte desconfortável pra ler, principalmente porque alguns trechos são bem longos. A capa é linda também e traz uma mensagem subentendida do romance (que eu saquei pouco antes do desfecho, lá pela página 80) o que é bem genial. A revisão está boa, também, não notei erros exagerados, e o material gráfico da editora é excelente.


Pra finalizar, digo mais: Apenas Viva Sem Mim entra na lista dos melhores livros que li esse ano!



bottom of page