top of page

Resenha #64 - A Gente Ama, A Gente Sonha, Fabiane Ribeiro

Informações técnicas:

Título: A Gente Ama, A Gente Sonha

Autora: Fabiane Ribeiro

Editora: Universo dos Livros

Ano: 2016

Páginas: 335

Se passando em um momento futuro da história da humanidade, Vanessa trabalha em um centro de reprodução — o Hospital dos Embriões. Como Geradora, sua função é garantir que cidadãos perfeitamente saudáveis venham ao mundo. Um mundo deteriorado pela poluição, onde o azul do céu não existe mais, e o oxigênio é uma das coisas mais letais que possa existir. A sociedade está dividida em classes, onde a camada mais pobre vive uma vida miserável e as expectativas não passam dos vinte e seis anos, enquanto os mais ricos usufruem de boas moradias e vivem muito além do que o resto das minorias.


A sociedade é comandada por um governo chamado Maquinário, cujo este governo controla tudo e a todos, inclusive as emoções dos seus cidadãos, impondo até mesmo o que eles devem sonhar — tudo através de uma máquina.


A máquina de Vanessa, porém, relata alguns problemas que, a princípio, o governo não tem ciência. A menina sonha aquilo que está fora do programado, visualizando um rapaz sem rosto com quem ela sempre troca conversas — indicando que a máquina deste rapaz também não está cumprindo seu papel inicial.


O fato de ela não relatar esse “defeito” ao Maquinário já seria o suficiente para ser punida pelo governo. Ela não só não o faz, como toma outras decisões “ruins” para os olhos das autoridades. A pesquisa e sede por saber mais dos Antigos (nomenclatura para se referir aos antepassados) e o fato de ela seguir gerando um embrião no Hospital dos Embriões que apresentou uma falha genética a tornam um alvo do Maquinário quando este toma conhecimento de todas as suas atitudes transgressoras.


Enquanto tenta fugir do próprio governo, com a ajuda de amigos que ela conhece ao longo de sua aventura, Vanessa ainda tem a missão de descobrir quem é o homem que sempre invade os seus sonhos, que pode ser qualquer um dos seus novos amigos…




Considerações pessoais


Ambientado em um futuro distante, A Gente Ama, A Gente Sonha traz uma ambientação interessante de uma distopia com romance. A escrita da Fabiane (sou suspeita pra falar) é muito boa, sucinta e rápida, mas que nada atrapalha no desenvolvimento das personagens e da construção visual que temos da história e seu cenário. As personagens são cativantes e bem-desenvolvidas dentro da trama. É uma leitura fluída e rápida, e a autora trouxe alguns termos fictícios para ambientar a trama que me cativou muito.



bottom of page